sexta-feira, 25 de abril de 2008

Previsões malthusianas

O consumo de alimentos irá superar a sua produção. Isso gerará conflitos entre as nações no mundo, instaurando uma crise econômica-social-política sem precedentes. Essa é a premissa da teoria malthusiana.

No momento, passamos por uma crise de abastecimento de alimentos no mundo. Políticas emergências estão sendo instauradas para que seja garantida a subsistência dos paises consumidores. Entretanto, muitos países produtores vêm retraindo suas exportações para que e mercado interno não seja desabastecido. Por isso o Governo Brasileiro retraiu as exportações.

Com a escassez, há um aumento de preços para que ocorra o equilíbrio oferta-demanda. Daí, na atual conjuntura, é convidativo ao país produtor aumentar as suas exportações, em vista de excelentes lucros. Mas, cautela é essencial neste caso, devido à possibilidade de início da crise prevista no primeiro parágrafo.

O que pode ter influenciado esta crise? Será devido à massificação das pesquisas e produção dos biocombustíveis? A intensificação das chuvas, causado pelo aumento do volume oceânico, contribuiu? Há erros nas políticas de produção e abastecimento de alimentos nos países mais afetados? Existem outros questionamentos, mas estes são os principais. Cada país deverá formular suas políticas publicas que combatam ou amenizem os problemas do atual conjuntura.

No caso do Brasil, o Poder Executivo acertou em frear as exportações neste momento, para que as reservas alimentícias do país cheguem a níveis que viabilizem a formação de um estoque de segurança. Por conseguinte, também o país deverá pensar naqueles em crise de abastecimento, pois visa a uma liderança política mundial. Boas estratégias precisam ser formuladas para o alcance desse mote.

Nenhum comentário: