quinta-feira, 1 de maio de 2008

Expatriação: do Brasil para o mundo

A globalização integra o mundo com o mundo. Traz benefícios e malefícios, o que gera polemicas sobre o tema. Empresas globalizadas necessitam estar em todos os lugares, aproveitar de todas as culturas. Entretanto, choques culturais são os piores problemas destas organizações. Daí torna-se importante sempre ter disponível profissionais adaptáveis a diversas culturas.

Esses profissionais conseguem contornar problemas de relacionamento da empresa com a sociedade. Entende a importância do uso da política com as instituições governamentais do local de inserção de uma nova filial. Contudo, cada vez mais se torna difícil recrutar tais profissionais no mundo corporativo. A adaptabilidade é o principal requisito e poucos são os profissionais no mundo que possuem tal característica. O brasileiro se encaixa no perfil.

Atravessou crises políticas, econômicas e sociais. As superou tendo como principal ferramenta a sua adaptabilidade. Tempos turbulentos foram cotidiano em sua vida. Hoje o país passa por tempo de calmaria, mas a qualquer momento pode ocorre turbulência. Ele estará preparado.

É devido a essas características que cada vez mais profissionais brasileiros estão sendo expatriados. Expatriação é a colocação de um profissional na filial estrangeira da empresa em que trabalha. Como as empresas nacionais estão se tornando multinacionais, transnacionais e internacionais, e se preocupam com sua cultura corporativa, os brasileiros são necessários nestas filiais.

Nenhum comentário: