terça-feira, 27 de maio de 2008

Os conflitos de canais no e-commerce

O comércio eletrônico tem como uma das suas particularidades a diminuição dos canais de fluxo. Essa diminuição, em alguns casos, vem gerando conflitos que têm modificado as relações no portal B2B.

O portal B2B refere-se ao relacionamento comercial entre empresas, ou seja, a relação fornecedor-produtor. O conflito de canais ocorre quando os produtores se tornam distribuidores e passam a concorrer principalmente nos canais já estabelecidos de distribuição. Como o fornecedor passa a distribuidor, o produtor se ver ameaçado pelo seu anterior parceiro.

As facilidades trazidas pelo e-commerce garante uma ótima alavancagem na competição empresarial. Apesar da resistência de muitos clientes potenciais, a aplicação tecnológica do comércio eletrônico é muito bem aceita pelos gestores e empresários. Ações estão sendo feitas para que haja maior confiabilidade por parte dessa tipologia de clientes. Dessa forma também se aumenta a geração de conflitos de canais.

A melhor forma de uma empresa manter ótimas relações no portal B2B, com vista da não geração de conflitos de canal, é através do uso de relacionamentos personalizados entre os membros. Novos mercados devem ser explorados, mas a empresa tem que garantir que poderá atendê-los com os seus produtos, fabricados a partir do fornecimento das suas matérias-primas.

Nenhum comentário: