sexta-feira, 11 de abril de 2008

Preocupações com o sistema de custos de qualidade

A administração deve ser preocupar com a melhor gestão dos recursos, pois leva a um melhor nível de competitividade. Eliminar desperdício torna-se fator de elevação deste nível. O combate de desperdícios só é possível com uma eficiente gestão de custos.

Na atual conjuntura empresarial, a implantação de sistemas de qualidade baseados na norma ISO 9000 é uma obrigatoriedade do mercado. Ela identifica quais organizações estão preparadas para oferecer produtos ou serviços com a respeitabilidade ao cliente. E o que assegura o selo de qualidade proposta pela norma ISO 9001. Daí, as empresas que possuem este selo ganham diferencial mercadológico.

Por conseguinte, toda produção e projetos empresariais geram custos, que devem ser eficiente e eficazmente mensurados e controlados, permitindo uma ótima gestão. O sistema de qualidade mencionado também gera custos, que muitas das vezes não são apropriados devidamente, levando a uma análise de pouca confiabilidade em relação aos custos empresariais.

Os sistemas de custos, quando bem formulados e devidamente aplicados resolvem o problema mencionado. Com relação aos custos de qualidade, esses sistemas devem identificá-los corretamente e proporcionar subsídios de monitoramento e controle para a gestão destes custos. Assim, é papel do administrador elaborar um sistema de custos focados no gerenciamento dos custos de qualidade, objetivando torna-los eficientes e identificando alternativas para melhor aproveita-los.

Nenhum comentário: