quarta-feira, 31 de outubro de 2007

A tomada de decisão

A tomada de decisões é a identificação de um problema especifico e escolha de uma linha de ação para se resolve ou aproveitar uma oportunidade. É uma parte importante do trabalho de todo o administrador. Surge um problema quando uma situação existente difere da situação desejada, mas pode ser também uma oportunidade disfarçada.

O processo de identificação do problema é intencional e intuitivo e geralmente quatro situações alertam os administradores para os problemas: quando o padrão anterior de desempenho da organização foi quebrado, quando as; projeções e expectativas do administrador não estão sendo realizadas, quando outras pessoas trazem os problemas, e o desempenho dos concorrentes. As oportunidades perdidas criam problemas para as organizações, e elas vezes são encontradas enquanto se resolvem os problemas. O método de indagação dialética é um método de análise de problemas em que o administrador determina e nega suas suposições, e em seguida cria "contra-soluções” baseadas nas suposições negativas.

Os administradores divergem muito no que consideram ser um problema e em como decidem resouvê-lo. É necessário que aprendam a estabelecer prioridades e a delegar problemas menores aos subordinados. Assim como devem saber também diferenciar situações que necessitem decisões programadas, que são tomadas de acordo com políticas, procedimentos ou regras, e decisões não-programadas que se destinam a problemas incomuns ou excepcionais. Como a maioria das decisões envolve algum elemento futuro, os administradores devem ser capazes de analisar a certeza (altamente previsível), o risco ( pouco previsível), a incerteza (não previsível) e a turbulência (altamente imprevisível).

O modelo racional de tomada de decisões é o processo de quatro etapas que ajudam os administradores a pesar alternativas e escolher a que tiver melhor chance de sucesso. Dentre as quatro etapas estão: examinar a situação, criar alternativas, avaliar as alternativas e selecionar a melhor, e implementar e monitorar a decisão. O modelo racional trata os administradores como máquinas de tornar decisões, mas na verdade eles usam a racionalidade limitada para escolher uma alternativa que lhes satisfaça e usam também heurísticas como regras empíricas e deixam que os vieses tendenciosos distorçam suas decisões.

Existem dois critérios para se prever a eficácia de uma decisão. O primeiro é a qualidade objetiva de um.a decisão que é determinada pela qualidade da condução do processo funcional de decisão; o segundo é a aceitação por parte, que devem executá-la que é determinada pela natureza da decisão e por quem a toma.

Tradicionalmente, a responsabilidade final pela tomada de decisão é dos administradores, que podem persuadir ou compelir os subordinados a obedecer. Estes por sua vez possuem excelentes razões para resistir a uma decisão. Uma boa solução para isso é envolvê-los na tomada de decisão.

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