terça-feira, 30 de outubro de 2007

A estrutura organizacional

Estrutura organizacional é a forma que as atividades de uma organização são divididas, organizadas e coordenadas. O processo de organização é composto por cinco etapas: traçar objetivos, dividir o trabalho, departamentalizar, coordenar as atividades e monitorar a organização.

A divisão do trabalho, também chamada de especialização de tarefas, baseia-se na observação de que a produtividade aumenta quando se especializam as tarefas, contudo a simplificação do trabalho pode levar à alienação no trabalho. Para a departamentalização da organização, os administradores costumam usar um organograma, onde cada retângulo representa uma divisão de trabalho e o modo como as tarefas são departamentalizadas. Num organograma pode ser observado o alcance de gerência, que diz respeito ao número de subordinados que se reporta diretamente a um dado administrador. Alcances de gerência estreitos criam estruturas organizacionais altas, e alcances amplos criam estruturas organizacionais achatadas. Os organogramas são úteis para mostrar a estrutura fonnal da organização e que é responsável por determinadas tarefas. Entretanto, os organogramas tendem a esconder muitas características da estrutura organizacional, como por exemplo ele não pode captar os relacionamentos interpessoais que formam a estrutura informal. Os departamentos de uma organização podem ser estruturados de três modos: função, produto/mercado e matricial. A estrutura funcional reúne num departamento todas as pessoas envolvidas em uma atividade ou em várias atividades relacionadas; a organização por produto ou mercado reúne numa unidade de trabalho todas as pessoas envolvidas na produção e marketing de um produto ou de um grupo de produtos relacionados; na estrutura matricial, os dois tipos de estrutura existem simultaneamente.

Coordenação é o processo de integrar objetivos e atividades de unidades de trabalho separadas com o objetivo de realizar com eficácia os objetivos da organização, sendo necessária para superar a diferenciação, que diz que as diferenças nos estilos de trabalho podem complicar a coordenação das atividades de uma organização. A comunicação é a chave para a coordenação eficaz, e para se chegar a eficiência são utilizadas três maneiras: usando técnicas básicas de administração, aumentando o potencial de coordenação e reduzindo a necessidade de coordenação. O projeto organizacional é o processo de escolher uma estrutura organizacional que seja adequada a uma determinada estratégia num determinado ambiente. Durante anos vários teóricos criaram abordagens e com elas vieram novos modelos organizacionais, cada nova abordagem criada tentava superar as anteriores, criticando e criando novos modelos administrativos.

O contínuo fracasso dos administradores em prever e se adaptar às mudanças ambientais, o fato de a informação certa deixar de chegar às pessoas certas na hora certa e a desatualização da empresa são sinais que indicam a necessidade de reorganização das organizações. E é necessária para superar a diferenciação, que diz que as diferenças nos estilos de trabalho podem complicar a coordenação das atividades de uma organização.

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