quarta-feira, 24 de outubro de 2007

O Serviço de Saúde da UBS

A Organização Hospitalar é parte principal que integra um sistema coordenado de saúde, cuja função é dispensar à comunidade completa assistência à saúde, preventiva e curativa, incluído serviços extensivos à família, em seu domicílio, e ainda um centro de treinamento médico e para-médico e de pesquisa bio-social . O Sistema Hospitalar é formado pelo Governo, Comunidades, Organização Mundial de Saúde e outras Organizações Interagentes, sendo que o centralizados deste sistema são as Organizações Hospitalares.

Podemos considerar corno Outras Organizações Interagentes, os fornecedores de materiais, outras Organizações Hospitalares e outras organizações que com ela mantêm vinculo. A Unidade Básica de Saúde (UBS), já pelo próprio nome, é urna Organização Hospitalar que oferta serviços de saúde de nenhuma complexidade, mas que possui todas as características inerentes ao serviço de saúde.

Serviço é conceituado como um produto intangível que consiste em atividades, benefícios ou satisfação e que não resultam na propriedade de algo. O serviço de saúde segue o mesmo conceito, tendo como diferencial a cura ou diminuição de uma moléstia. Há também o resíduo do serviço, o qual consideramos o óbito. Tem como usuários os clientes de saúde (pessoas enfermas, familiares, acompanhantes e visitas), que são aqueles que podem ou não consumir o serviço de saúde. Conhecer esta poucos conceitos é de suma importância para um Gestor Hospitalar que atua numa UBS.

Nenhum comentário: