sábado, 22 de setembro de 2007

O uso do tratamento para a melhoria da Sáude Ocupacional

Uma vez instaladas as doenças e acontecido os acidentes, a próxima etapa a ser seguida é o tratamento. No caso de cada uma das enfermidades (estresse LER, DORT, alcoolismo, depressão e uso de drogas), existem necessidades de um modo de tratamento específico.

A equipe interdisciplinar mais uma vez é de fundamental presença para que estas situações sejam alteradas para melhor. O desafio de tornar o indivíduo novamente inserido na sociedade exige uma mobilização grande de profissionais especializados e capacitados, dentre eles médicos, equipe de enfermagem, terapeutas ocupacionais, psicólogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais que focam exclusivamente na reabilitação e qualidade de vida do trabalhador.

Percebeu-se que não basta apenas tratar, mas também observar o vínculo da enfermidade com as atividades da vida diária e profissional, ou seja, estabelecer um vínculo entre a causa e o efeito, entre o perigo e o risco. O melhor lugar para tratar de um trabalhador é em seu próprio local de trabalho.

Certamente são múltiplas as formas que esta equipe pode atuar dentro das empresas: ambulatórios, escolas de posturas, cursos e palestras de conscientização e treinamento, cinesioprofilaxia, avaliações posturais, exames cinético-funcionais periódicos e intervenção ergonômica (corretiva e preventiva). Os benefícios que estes atingidos terão, nem sempre são satisfatórios, porém, se é feito o máximo de esforço no sentido de minimizar os problemas e dar o suporte necessário para que este indivíduo tenha uma rotina próxima ao normal.

A maior parte dos danos à saúde do trabalhador pode ser evitada com a adoção de medidas de proteção, providenciadas pelo contratante e obedecidas pelos empregados, desta forma, pode-se justificar que a segurança do trabalho começa no trabalhador, daí a necessidade de informá-lo e treiná-lo através de cursos, palestras e textos elucidativos para que o esforço concentre-se na conscientização dos funcionários em todos os níveis. A efetiva implementação dos projetos contribuirá significativamente para ampliar as ações de prevenção, além de qualificar os atos de diagnóstico, tratamento e reabilitação. Para que todas essas etapas sejam efetivadas com sucesso, é de absoluta necessidade a motivação da equipe interdisciplinar intervindo na saúde do trabalhador em geral.

A saúde ocupacional é uma importante estratégia não somente para garantir a saúde dos trabalhadores, mas também para contribuir positivamente para a produtividade, qualidade dos produtos, motivação e satisfação do trabalho e, portanto, para a melhoria geral na qualidade de vida dos indivíduos e da sociedade como um todo.

Nenhum comentário: