segunda-feira, 3 de setembro de 2007

Ao investir, qual o melhor risco a correr?

Ao se objetivar um ótimo retorno em um investimento feito, tem-se que correr riscos. No estudo de Finanças, duas abordagens sobre o risco são apresentadas. De ante mão, podemos conceituar o risco como a chance que ocorra um evento desfavorável e salientar que a sua relação com o retorno é tal que nenhum investimento será feito, a menos que a taxa de retorno esperada seja suficientemente alta para compensar o investidor pelo risco percebido do investimento.

O risco isolado é a primeira abordagem considerada por um investidor. Investir em um ativo altamente lucrativo é vantajoso. Para certificar-se de sua vantagem à administração financeira junto com a estatística criam subsídios de análise. Demonstram o quanto pode ser lucrativo ou não o investimento em um único ativo. Entretanto, os investidores aversos ao risco não o gostam, exigindo taxas de retornos mais altas como incentivo à compra de papeis de maior risco. Quanto mais alto for o risco de um papel, mais baixo será seu preço e mais alto seu retorno exigido, assim como seu prejuízo. Daí, para muitos, formar uma carteira de investimentos ser mais vantajoso.

Um ativo mantido como parte de uma carteira tem menor grau de risco do que o mesmo ativo mantido isoladamente. O risco e retorno de um título isoladamente deveriam ser analisados em termos de como aquele papel afeta a perda e ganho da carteira em que se encontra. Uma carteira com uma boa diversificação pode trazer ótimas vantagens para o investidor, como a compensação de um título altamente lucrativo em detrimento de um que trouxe prejuízo. O bom balanceamento da carteira é muito importante para o bom relacionamento entre risco x retorno. Entretanto, fortes prejuízos podem ser conseguidos como uma carteira mal diversificada.

É quase uma unanimidade entre especialistas do mercado financeiro, que a abordagem do contexto em carteira ser melhor do que o investimento isolado. Mas, a escolha é critério do investidor. É seu capital que será utilizado. O retorno que ele almeja será posto em cheque, ao escolher em que abordagem o risco ser mais vantajoso.

Nenhum comentário: