domingo, 26 de agosto de 2007

A influência do ciberespaço nas organizações e no trabalho

O ciberespaço veio para diminuir ainda mais os tempo e os movimentos. É a ferramenta organizacional com maior destaque nos negócios atualmente. Mas ele não só modela os negócios, pois como o novo meio de comunicação que surge da interconexão mundial dos computadores ele integra e interagem as culturas. Faz surgi a cibercultura. A partir daí a qualidade de vida e o trabalho passam por um processo de reengenharia.

Há uma profunda reorganização dos negócios. As empresas expandem seus relacionamentos ao agir em rede. Redes internas e externas são o caminho do desenvolvimento organizacional. As redes internas ganham maior destaque devido a permitir a integração entre os indivíduos da organização. Surge o conceito de empresa eletrônica e empresa de rede. Empresas eletrônicas são aquelas que tem como base sua organização e processos através da Internet ou outras redes de computadores. Empresa de rede é a organização que é o resultado entre a interação entre firmas diferentes de acordo com diferentes projetos. As empresas modificam sua cadeia estática de valor, transformando-a em uma rede de valor.

Essas mudanças atingem também o ambiente organizacional. A facilidade de comunicação trazida pelo ciberespaço favorece a interação do mercado financeiro. O fluxo de informações aumenta o número de investimentos em diversos lugares do mundo. Mas, as principais mudanças são as que tocam a qualidade de vida e o tempo para realização do trabalho. Há o surgimento da mão-de-obra genérica e a autoprogramável, mesmo o trabalho possuindo as características anteriores à inovação causada pela internet, acrescido à capacidade de descobrimento, processo e aplicação de informações. A primeira, sugere que o trabalho não necessita ser realizado pelo homem. A segunda, a principal competência do trabalhador é o cognitivismo.

A cultura de inovação influencia as pratica de negócios. A inteligência coletiva é o marco da transferência do conhecimento da cultura de inovação. Porém, cada vez mais, o trabalho está se tornando a única forma de socialização do indivíduo. Ser alguém é devido ao trabalho realizado. Daí surge os escravos do trabalho. O tempo aparentemente liberado pelas tecnologias é transformado em cibertempo, tempo de trabalho mental absorvido pelo processo de produção ilimitada do ciberespaço. Teve-se a necessidade de mudança cultural, colocando o trabalho cognitivo em destaque.

Existe uma desvinculação do trabalho com o prazer e convívio social. Com o crescente investimento em trabalho, vivemos uma limitação pessoal. E o nasce o imperativo da competição na vida diária. Estes termos, moldam a qualidade de vida e o tempo a ser disponibilizado ao trabalho.

Nenhum comentário: