quarta-feira, 1 de agosto de 2007

O funcionário BOMBRIL

O ambiente multitarefa implantado pela Tecnologia da Informação muda o caráter da realização do trabalho. Um funcionário pode digitar um relatório, visualizar dados em uma planilha, coletar informações sobre a flutuação das ações na Bovespa e escutar as músicas de Jorge Vercilo que foram gravadas no HD de seu micro. É o tudo em um.

O tudo em um relaciona-se com a administração do tempo. Tempo é o recurso mais precioso da organização contemporânea. Ele dita as características e competências que uma empresa precisar ter, para garantir sua sobrevivência no mercado voraz de hoje. O termo eficiência nasce com a essa caracterização do tempo. Quanto mais alta a eficiência organizacional, melhor o tempo pode ser aproveitado. Esse aproveitamento depende de um manipulador eficaz deste recurso: o funcionário BOMBRIL.

Ser “mil e uma utilidades” é possível com a criação do ambiente multitarefa dos sistemas de escritório atuais. Independente de ser Linux ou Windows, várias tarefas devem ser possíveis de se realizar pelo usuário dos sistemas de escritório. Também os de sistemas de informação gerenciais, de tomada de decisão, dentre outros, devem ser capazes de manipular o tempo em multitarefa. O grau de alcance da otimização do tempo visando a competitividade, dependerá de quão veloz o sistema operacional seja, o que garantirá o tudo em um.

A Tecnologia da Informação impacta o uso e abuso no tempo no mundo dos negócios. Cria o caráter do funcionário BOMBRIL que tem que ser multitarefa, sua nova competência primordial. Se ele não se mostrar de “mil e uma utilidades” o funcionário ASSOLAM (tinha que ter este trocadilho) entra em cena.

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