sexta-feira, 10 de agosto de 2007

O relacionamento interpessoal para manter um elevado QI

O relacionamento interpessoal é o que move as empresas. Elas são estruturadas por objetos, tecnologia e pessoas. Este último componente é o que lhe dá fluidez. Quando a organização necessita de pessoas para compor sua estrutura, busca a Administração de Recursos Humanos para prover-se. Para tal, esta utiliza o processo de agregar pessoas, que se vale das atividades de recrutamento e de seleção para atrair e colocar os talentos nos lugares certos.

Muitas são as tarefas inerentes ao recrutamento e seleção. Podem ser listadas: o recrutamento por meio de agências de empregos, por anuncio em jornais, concurso, dentre outros. Porém, a que as empresas mais utilizam hoje, não só por proporcionar menos custos, mas também pela maior aceitabilidade na escolha, é a por indicação de funcionário. Essa é a famosa prática de recrutamento e seleção por “QI” (Quem Indique).

O QI tem em sua defesa a seguinte argumentação: o funcionário da empresa só indicará alguém com plenas capacidades para assumir o cargo preterido, por que, caso contrário, a sua reputação será abalada. A organizações cientes de tal peso psicológico estão cada vez mais se utilizando dessa prática. Também, outro benefício apontado pelo QI centra-se no maior comprometimento do empregado contratado desta forma. A adaptação à empresa é facilitada devido a quem indicou ser um ótimo guia para o novo funcionário.

Assim, cada vez mais as relações interpessoais tornam-se fator diferencial nas práticas organizacionais, sem falar na vida cotidiana. Manter uma excelente network é um diferencial competitivo. Orkut, MSN, blogs, Myspaces, Second Life são os integradores sociais mais usados no momento. São as ferramentas de enriquecimento da nossa rede de relacionamento. Contudo, caráter, respeitabilidade e ética não podem deixar de existir em nós, para não abalarmos nossa network.

Nenhum comentário: