quinta-feira, 23 de agosto de 2007

As armadilhas da Tecnologia da Informação

Ao tornar as organizações em empresas eletrônicas, os administradores otimizam ainda mais o fator tempo. Ultrapassam em várias léguas os princípios do estudo de tempos e movimentos. A cadeia de valor apresentada por Potter torna-se a rede de valor, mais dinâmica e ágil, sendo quase em tempo real. A Tecnologia da Informação (TI) também transforma a trajetória da tomada de decisão. Entretanto, o numero quase infindável de informações processas pela TI pode causar uma turbulência de informações , gerando prejuízos irrecuperáveis.

Os sistemas de produção são flexibilizados pela TI. Tem-se rapidez nas transações financeiras, que passam a ser realizadas eletronicamente e facilitam o acompanhamento do que se investiu. O aumento da competitividade das empresas por meio da TI, as deixam com maior visibilidade e mais atraentes aos investimentos. As companhias puramente on-line apropriam-se melhor da previsibilidade, da possibilidade de organizar a administração, da produção e da distribuição na Internet. Só que, essas praticidades trazem consigo a vulnerabilidade da organização. As empresas começam a sofrer ataques externos de hackers e crackers em seus sistemas. Informações confidenciais são violadas e distribuídas na rede.

Ainda não existem novas abordagens que tratem das organizações contemporâneas, que vivem em um ambiente integrado por rede, o que as tornam mais complexas do que já eram. Novas técnicas surgem, como a reegenharia, o benchmarking, dentre outros, mas são nada menos que a contextualização das abordagens clássicas. Há quem considere a administração holística como uma nova abordagem, porém não se inserem como teoria que venha a discutir os impactos da TI. Essa inexistência se reflete no trato a nova modelagem do trabalho.

Nenhum comentário: