quinta-feira, 6 de setembro de 2007

A inflação e sua influência econômico-financeira

A inflação é um dos temas de maior relevância nos estudo sobre Finanças. Isso é notório já no seu conceito: aumento contínuo e persistente no nível geral de preços. Esse aumento é refletido nas flutuações de todos os bens e serviços produzidos . Age de forma prejudicial em uma economia. Isso é fato. O transcorrer da historia econômica brasileira nos prova. Quase todas as políticas econômicas adotadas no decorrer dos anos, fracassaram ao tentar combatê-la. Algumas estagnaram por um curto período de tempo sua ação, mas não o suficiente para permitir o desenvolvimento econômico do país.

Ela impede o desenvolvimento econômico por diminuir o poder aquisitivo de muitos dos agentes econômicos. Os assalariados que não tiverem reajustes nominais em seu vencimento o seu salário real será reduzido, ou seja, perde seu poder de compra. O mesmo acontece com aqueles que possuem renda fixa. E o exemplo dos proprietários de imóvel de aluguel, que perdem o poder aquisitivo dos alugueis, mas são compensados com a valorização dos preços dos imóveis. Os empresários sofrem menos os efeitos, pois reajustam os preços dos produtos e serviços com base nas taxas de inflação. Neste contexto, fica fácil observar que o agente econômico que mais é afetado pelos da inflação é o assalariado. Ela fomenta a desorganização do mercado de capitais e o aumento da procura por ativos reais. Surgem déficits no balanço de pagamentos, pois muitas das taxas de juros de empréstimos no exterior acompanham a taxa de inflação. Há dificuldades para financiamento do setor público.

Umas das estratégias mais usuais para combater essas distorções, principalmente em economias onde há altas taxas de inflação é através da indexação das rendas e dos ativos da economia. Porém, essa indexação afeta as finanças pessoais e organizacionais, podendo levar a um descontentamento a quem quer investir e não há retorno favorável nesse contexto. Para a economia de um país se estabilizar todos os agentes devem fazem sacrifícios em prol do ganho coletivo. Esse ganho coletivo gera um retorno positivo no longo prazo.

Nenhum comentário: