quarta-feira, 22 de agosto de 2007

A importância do disgnóstico da Depressão nas empresas

O organismo ao chegar a um ponto insustentável de sobrecarga, manifestado através de situações de extrema pressão psicológica, desligando-se do fluxo de comunicação gerado pelas relações interpessoais, faz surgir uma repentina desmotivação psíquica que os psicólogos chama de depressão. Palavras de Franco Berardi em seu livro, a Fábrica da Infelicidade.

Ela está intimamente arraigada na nova economia. O ambiente dos negócios, dominado hoje pelas tecnologias digitais, ajuda no crescimento desta psicopatologia dentro das organizações. Muitos são os gestores que não percebem que seus subordinados estão depressivos, porque ela começa a se formar no momento em que o modelo disciplinar de gestão comportamental, as regras de autoridade, o planejamento de objetivos desvinculados com os anseios individuais, interferem no comportamento do empregado.

Para Franco Berardi, a depressão é estimulada pela competitividade individual, pois muitos são os chamados e poucos os escolhidos, mas a norma social não conhece a possibilidade do fracasso. Então, não só o ambiente empresarial que interfere na configuração desta psicopatologia. O convívio em sociedade também a caracteriza. Os anseios dos indivíduos compartilhados nas relações interpessoais e que não são atendidos moldam seu comportamento, criando uma situação que alimenta essa psicopatologia.

A depressão afeta a produtividade do individuo e seu relacionamento com as pessoas que o cercam. Principalmente as que são de seu convívio familiar. São estes que sofrem as conseqüências da crise depressiva. Daí a importância do diagnostico e tratamento desta psicopatologia não só por aqueles que cercam os afetados por ela, mas também pelas organizações, pois as pessoas são um dos seus pilares.

Um comentário:

Anônimo disse...

Bacana este post. Também outra causa da depressão nas empresas reside nos baixos salários. A perspectiva de crescimento na empresa frustada, também soma-se as causas de depressão

Abraço.