terça-feira, 3 de agosto de 2010

Cuidados ao optar pelo Mercado de Opções

A diversificação de uma carteira de investimentos, além de ativos no mercado de ações, passa pele detenção de ativos no mercado de opções, mais protecionista, só que lucrativo.

No mercado de opções são negociados direitos de compra ou venda de lotes de ações com preços e prazos pré-determinados. Seu protecionismo parte dos mecanismos criados para que o mercado de ações não cause perdas substanciais ao investidor. E pode ser de extrema lucratividade.

No entanto, as opções são ativos com prazo de validade, que necessitam um acompanhamento por parte do investidor, pois são ativos que não tem quase nada em comum com ativos normais, como dinheiro, imóveis ou até ações. Daí torna-se necessário mudar o comportamento do investimento de acordo com a “maré”, muitas vezes aumentando a sua volatilidade ou a sua taxa de retorno.

Então, devido as opções serem lucrativas, mas com mudanças abruptas de lucratividade, os investidores devem optar por investir um pequena porcentagem de seu capital nesse mercado. As opções são pré-datadas e as mudanças de valor são voláteis.

Muitas empresas brasileiras já aprenderam os riscos que esse mercado oferece (a Sadia teve prejuízos de R$ 2,5 bi ao comprar derivativos do mercado de opções e se viu incorporada a Perdigão), quando não há sensatez (pela lucratividade que pode oferecer) ao se investir em opções.

Nenhum comentário: