sexta-feira, 30 de julho de 2010

Banda-larga para todos

Se o Brasil é tido como um pais de exclusão social, a exclusão digital também reforça essa condição. O acesso a internet não sacia a fome de quem esta em condições de pobreza, mas ajuda no processo educacional daqueles que querem sair desta condição.

O programa Governo Eletrônico, criado em 2003, objetiva oferecer conexão à internet a locais remotos e à população carente. Prevê a expansão de 12 mil para 107 mil pontos de conexão a internet, sendo que uma parte destes pontos para se adequarem a realidade do ciberespaço atual deve ser em banda-larga.

No entanto, as críticas que foram apresentadas pelas prestadoras de serviços de telecomunicações, que ficaram com o fardo operacional e tecnológico do programa, fizeram com que o Ministério das Comunicações as licitações que preveem a expansão dos postos que foi anteriormente comentada.

Por isso, a banda-larga para todos ainda vai demorar a engrenar e pode virá um exemplo de fracasso como foi o Fome-zero. Os interesses do mercado de telefonia estão mais ligados na sua oligopolização e não em ajuda a programas sociais.

Nenhum comentário: