quinta-feira, 22 de julho de 2010

Junho mês da Copa? Mês de queda de arrecadação!

A Copa do Mundo de Futebol da FIFA começou no mês de junho (dia 15) e findou-se em julho (dia 11). Mas, foi no primeiro mês em que boa parte dos jogos e feriados futebolísticos nacionais se instalaram.

Nos dias dos jogos da seleção muitas organizações fecharam as portas momentaneamente por horas ou só voltaram a trabalhas em dia útil posterior. Nisso deixou-se de negociar, comprar, arrecadar... mas é de praxe isso acontecer.

Houve desaceleração na economia no segundo trimestre deste ano, devido a normalização das vendas sem incentivos fiscais, fazendo com que a arrecadação de impostos e contribuições federais perde-se o fôlego em junho. Por isso, o ingresso de recursos no caixa do Governo Federal no referido mês cresceu num ritmo menor do que o esperado pela equipe econômica.

Isso politicamente pode gerar algum desconforto devido as eleições. No entanto, não é nada que não possa ser recuperado nesse terceiro trimestre. Então, essa diminuição de recursos arrecadados é um custo de paixão futebolística.

Nenhum comentário: