quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

A importância de conhecer o contexto em que estão inseridas as organizações em Aracaju

A Abordagem Contigencial da Teoria Geral da Administração, em seus pressupostos salienta a influência do imperativo ambiental e do imperativo tecnológico. De acordo com a situação ocasionada por esse dois, ou um desses imperativos, a organização pode ser moldada. Ela pode agir da maneira mais propícia ao contexto em que está inserida.

As organizações em Aracaju não fogem a esta regra. Os valores, os costumes, a cultura da cidade influenciam as organizações. Os valores religiosos são determinantes muitas vezes. Se algo vem a sobrepujá-los, discussões e discordâncias latentes serão lançadas. Motéis disfarçados de pousadas não puderam receber sua verdadeira denominação judicial, por que isso feria esses valores.

O movimento de instalação de empresas estrangeiras sempre foi corriqueira em Aracaju. Elas fazem parte do campo organizacional criado pela Gigante Estatal Brasileira, que possui base na cidade. Elas se depararam com os fatores declarados no parágrafo anterior. A implantação da tecnologia é de acordo com esses fatores. A relação administração-componentes organizacionais em Aracaju, molda-se nesse que foram mencionados. Essas organizações se adequaram aos entraves tecnológicos e sociológicos aracajuanos.

Assim, diante dos pressupostos da abordagem contigencial fica facilitado o entendimento do porquê da modelagem organizacional, tendo em vista as características sociológicas e tecnológicas do ambiente ao qual a organização se instalará. Aracaju é uma cidade de promissora economia.

Nenhum comentário: