domingo, 16 de dezembro de 2007

Os grupos informais e sua importância estrutural

A Organização é formada por pessoas, estrutura e recursos. Ela é a união estável entre a estrutura formal e a informal. Entretanto, sua funcionalidade depende de como a primeira se comporta.

O capital intelectual tem como a sua principal fonte o capital humano, ou seja, os talentos, os conhecimentos e as competências das pessoas. É devido a isso, que o tratamento a elas foi se modificando ao longo do tempo. De meros componentes das máquinas passam a recursos humanos. Hoje são reconhecidos como os principais parceiros organizacionais. Dessa forma evoluiu a administração da estrutura informal, tornando-se a principal fonte de competitividade.

Por conseguinte, ainda há práticas de gestão que aumentam a força dos grupos informais. A discrepância entre os objetivos organizacionais e os objetivos individuais. O sistema de decisão totalmente concentrado no nível estratégico. O tratamento autocrático. O não reconhecimento das lideranças informais. Esse são alguns deslizes que fortalecem os grupos informais.

Assim, a funcionalidade de uma organização depende da perfeita interação da estrutura formal com a informal. Muitas organizações reconheceram isso e são exemplos de sucesso (IBM, Magazine Luiza, dentre outros). As pessoas que compões uma empresa são a sua principal fonte de competitividade.

Nenhum comentário: