quarta-feira, 19 de dezembro de 2007

Demonstrações Contábeis: importantes ferramentas de análise

As Demonstrações Contábeis são o principal subsídio de análise da situação econômico-financeira de uma empresa. São as principais fontes de informação para que investidores, acionistas, administradores e outros stakeholders, tomem decisões sobre a empresa, sejam elas de cunho de investimentos ou de melhora de operação organizacional.

O Balanço Patrimonial tem como objetivo expressar os elementos financeiros e patrimoniais de uma empresa, através da apresentação ordenada das aplicações de recursos (denominados de Ativos) e das origens desses recursos (é o chamado Passivo, que é composto de Capitais de Terceiros e de Capitais Próprios). A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) evidencia o Lucro ou Prejuízo Líquido do Exercício, pormenorizando a composição da receita conquistada pela empresa, através da dedução de despesas, impostos, custos e margens de lucro.

A análise por meio de Índices Financeiros envolve os métodos de cálculo e a sua interpretação, para avaliar o desempenho e a situação da empresa. São colhidos das Demonstrações Contábeis já mencionadas. A eficiência da análise depende de que forma é feita a comparação. Esta tem três variantes: análise de setor, análise série-temporal e análise mista. A análise de setor consiste em comparar os índices da organização com os índices dos concorrentes do setor que ela atua. A análise série-temporal, por sua vez, compara os índices da empresas ao longo do tempo. A análise mista é o uso das duas.

A Análise Vertical e Horizontal são ferramentas básicas de uma análise completa da situação da empresa. A primeira mostra a composição percentual de cada conta em relação aos recursos utilizados e suas origens (no caso do Balanço Patrimonial), e a de cada item expresso na DRE em porcentagem das vendas, permitindo uma fácil avaliação de receitas e despesas especificas. A Análise Horizontal é uma análise série-temporal útil para avaliar a evolução das contas e item mencionados em dado período.

Pelo exposto, vimos a importância das Demonstrações Contábeis na análise econômico-financeira para melhor tomar decisões de investimento. É importante para o Administrador conhecer esta pratica, por ser o principal Agente decisório de investimentos.

3 comentários:

VEREADOR BOSCO disse...

AS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS É UM IMPORTANTE ELEMENTO NORTEADOR DAS DECISÕES A SEREM TOMADAS PELA DIREÇÃO DA EMPRESA, SEJA PÚBLICA OU PRIVADA. OS LANÇAMENTOS CONTÁBEIS DÃO A NOÇÃO EXATA DA SITUAÇÃO FISCAL DA EMPRESA. NO CASO DA EMPRESA PÚBLICA QUE TEM UMA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL A SER CUMPRIDA, A CONTABILIDADE É ESSENCIAL NO APONTAR UM POSSÍVEL EXCESSO DE GASTOS, ALÉM DO QUE SE ESTÁ ARRECADANDO. PARA A EMPRESA PRIVADA, O DIA-A-DIA DA CONTABILIDADE FAZ MUDAR OS RUMOS DOS NEGÓCIOS, QUANDO APONTAM A NECESSIDADE DE MUDANÇAS.

Anônimo disse...

Qualquer empresa, seja pequeno,médio ou grande porte tem e e fundamental os serviços de contabilidade, pois e area contabil que expoe toda estrutura financeira de uma empresa.

Anônimo disse...

concordo com o colega acima,pois é a area contabil que expoe toda estrutura financeira da empresa