terça-feira, 24 de novembro de 2009

Palmeiras S/A: cotação de queda

Depois da Lei Péle, muitos clubes se viram obrigados a ter uma gestão mais profissional, longe do amadorismo, do cartolismo. Mero devaneio para muitos clubes, decepção para aqueles que esperavam um futebol brasileiro com gestão à européia.

No entanto, alguns clubes , desde antes da referida lei já possuiam uma gestão deste tipo. São Paulo, Cruzeiro, a dupla Grenal são os clubes com maior profissionalização de sua gestão. Sabem gerir suas finanças, o seu capital humano, tem excelente estratégia de marketing e ótimo planejamento operacional.

Mas, há um clube brasileiro que se sobressai no quesito administração profissional de clubes no Brasil. O Palmeiras foi um dos pioneiros na co-gestão. A parceira Palmeiras-Parmalat foi uma das mais bem sucessidas. Hoje, tem no seu principal mandatário, a expertise de gestão.

Porém, o futebol é antes de tudo emocional. Os ultimos acontecimentos, tanto da gestão do clube quanto do elenco, demonstram isso. Numa empresa, a paixão exarcebada pode leva-lá a queda.

Nenhum comentário: