segunda-feira, 9 de novembro de 2009

A caracterização do mercado de GLP em Aracaju

O Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) sendo um dos principais componentes da matriz energética residencial exerce um papel fundamental na economia brasileira. Desde a sua introdução mudou hábitos, trouxe conforto e segurança para seus usuários. Traz benefícios para o meio ambiente, pois inibe o corte de arvores para o uso como fonte energética para o cozimento, assim como não possui resíduos tóxicos.

O GLP pode ser envasado de diferentes formas, mas a mais consagrada é através dos botijões de 13 kg, mais conhecidos entre os distribuidores como o P-13. Existem outros tamanhos, mas estes são os mais utilizados em centrais de abastecimento previamente definidos como: residências, estabelecimentos comerciais, bares, restaurantes, lavanderias, indústrias, hospitais e escolas.

O mercado de GLP é regulamentado pela lei 9478/97 (mais conhecida como a Lei do Petróleo) e pelas portarias da ANP. Com a institucionalização da agência reguladora, houve a flexibilização do monopólio do setor de petróleo e gás, que era exercido pela Petrobras, o que permitiu a liberação do preço para o produtor de GLP.

Entretanto, em relação ao mercado organizacional, que também pode ser abastecido por revendedores, as distribuidoras atuam em diversos segmentos, que são o industrial, o hospitalar, o residencial e o comercial.

A cidade de Aracaju possui atrativos mercadológicos que podem satisfazer os objetivos de lucratividade das distribuidoras que queiram operar na localidade. No entanto, ainda são poucas as distribuidoras atuantes na cidade. São elas: a Ultragaz, a Nacional Gás/Butano, Liquigas, a Minasgás, e a Copagaz. Somente a Liquigas e Minagas atuam por meio de revendedores na cidade.

Nenhum comentário: