terça-feira, 17 de novembro de 2009

Morosidade do projeto do empreendedor individual

Muitos milhões de reais foram gastos na elaboração e divulgação do projeto que visa formalizar o quarto setor da economia: o empreendedor individual. Até agora, o projeto não se efetivou.

O quarto setor da economia, ou o setor informal representa no Brasil em torno de 30% do PIB, mas que não gera receita publica. A tentativa de formalização é para que esse montante seja incluso no PIB, não onerando tributariamente esse setor, pois dessa forma não se afugenta o empreendedor individual.

No entanto, a morosidade de efetivação do projeto é tanta, que poucos, quase nenhum, empreendedor individual formalizou sua atividade. O Sebrae mostrou-se incompetente na gestão desse projeto. O Governo é conivente com essa incompetência. Outros órgão representativos de empresários até esforçassem para tocar o projeto.

Esses últimos estão com uma faca de dois fumes extremamente afiados em suas mãos: se assumem a frente do projeto realizam uma tarefa estatal, sem remuneração e podem vir a aumentar a concorrência mercadológica, pois um micro-empreendimento pode no futuro torna-se um mega.

Assim, devido a essa morosidade e incompetência de gestão que muitos se perguntam qual a real prerrogativa e utilidade da entidade paraestatal que é o Sebrae.

Nenhum comentário: