quinta-feira, 24 de setembro de 2009

A "IPImania" está chegando ao fim

No começo deste ano, para amenizar os efeitos da crise e suas conseqüências, o Governo Brasileiro lançou o projeto de alavacagem das vendas e garantia de alguns postos de trabalho com a redução de uma das suas principais fontes de financiamento: o Imposto sobre Produtos Industriais.
A União fez a sua parte e o mercado soube assimilar muito bem essa grande oportunidade de crescimento de lucros. A linha branca e automóveis foram os produtos que obtiveram os melhores resultados, pois foram também os que maiores expectativas de baixa vendas e grandes demissões o Estado e varias analistas projetaram.
Mas, a grande responsável do sucesso desse projeto foi a população que vislumbrou ter produtos novos, como o carro, a preços que não pesariam no seu curto orçamento. Por isso, também as empresas de atividade financeira saem com ótimos ganhos com o período de redução de IPI, já que vários foram os produtos que tiveram sua compra financiada.
Chegado o fim da "IPImania" que foi instalada, os preços voltaram a ter o seu patamar anterior. A União teve queda e sua arrecadação, mas livrou-se de engodo maior que foi a recessão, porque não sobre avaliar com seriedade os efeitos da crise ianque.

Nenhum comentário: