sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Pedras no caminho

“Havia uma pedra no meio do caminho, no meio do caminho havia uma pedra”. Carlos Drumond de Andrade ao escrever seu mais famoso poema, deve ter imaginado o alcance que ele teria em todos os segmentos sociais.

O Estado, a empresa, a família, a escola, superam obstáculos no transcorrer do tempo. As “pedras” que surgem às vezes são esperadas, outras não. Estas demandam mais tempo no trabalho de resolução, mas são aquelas que transmitem mais ensinamentos.

Uma empresa, por exemplo, ao traçar seu planejamento estratégico, primeiramente analisa as suas potencialidades, avalia o ambiente externo e depois enumera seus objetivos. Na avaliação do ambiente desafios são projetados e como superá-los também. No entanto, o surgimento de desafios inesperados revelam as competências dessa organização.

Na atual conjuntura, a crise financeira demonstrou quais empresas, ou até mesmo países, são mais capazes de superar “pedras no caminho”. Sairão ou saíram com mais poder de reação e mais mostras de competência as organizações que visualizaram intempéries desse tipo, quando traçaram suas metas e objetivos.

Assim, as dificuldades enfrentadas no transcorrer do tempo, por todos os segmentos sociais, demonstram a necessidade de antecipação de problemas futuros e capacidade de adaptação rápida a eles. Porque sempre pedras surgirão no meio do caminho.

Nenhum comentário: