segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Twitteiro eu, twitteira ela, libera, libera, libera (a notícia)

A mais nova frebe do ciberespaço é o Twitter. O microblog que pode ser acessado pelo celular, que possui 140 caracteres de texto, ,as que torna a comunicação rápida o suficiente para ter um grande fluxo na rede.
Prova disso foi a repercussão intântanea da morte de Michael Jackson por meio do Twitter, após o site de fofocas TMZ assegurar a morte. Outro caso que teve o microblog como fonte de informação foram as eleições do Iran, cujo governo local proibiu que a imprensa internacional fizesse a cobertura. Couberam aos twitteiros através de seus celulares e micros se encarregarem da cobertura.
No entanto, a garantia de veracidade de informação por este meio ainda é posta em cheque. O intuito de que divulga por tal aplicativo é informar rapidamente, não com qualidade e certeza se o que está sendo informado é veridico. Por isso há ressalvas no uso do Twitter.
Mesmo assim, o aplicativo veio para revolucionar o jornalismo. Quando não há distribuição de credenciais aos repórteres, basta que eles possuam uma rede de twitteiros confiáveis. Não é mesmo Jorge Pontual??!!??

Nenhum comentário: