sexta-feira, 7 de agosto de 2009

But It´s Not Google

A Google domina absoluta as buscas da internet. Segundo dados publicados na revista Veja, 65% do montante de buscas nos EUA são feitas no Google, enquanto o 35% dividem-se entre o Yahoo!, Microsoft e outros sites de busca.

Com esse domínio difícil de ser abalado, as empresas Microsoft e Yahoo! firmaram um acordo de cooperação, com características de joint venture, para o enfrentamento contra a Google. Essa estratégia tem como principal produto o novo buscador da Microsoft, o BING.

Por parte da Microsoft, serão cedidos a Yahoo! a sua expertise em programação e segurança, enquanto esta irá ceder os seus melhores técnicos e seus grandes conhecimentos em lucratividade em publicidade on-line.

Por conseguinte, a Google não domina o mercado devido a sua capacidade tecnológica ou por sua grande mobilidade de adaptação a tendências. Seu grande diferencial esta na sua capacidade de posicionamento mercadológico. A utilização do Google e quase instintivo. Ao se pensar em buscas no ciberespaço, vem a mente do usuário o Google. Isso é refletivo no seu domínio na internet brasileira. Conforme a mesma revista, 95% dos brasileiros utilizam o buscador.

Assim, a estratégia da Microsoft e Yahho!, caso não seja muito bem planejada e trabalhada, pode se torna mais uma tentativa frustrada de abocanhar parcelas de mercado da Google. E essa expectativa vem gerado grandes discussões em diversos Fóruns on-line. Tanto que os googlemaniacos já apelidaram o novo de buscador de BING: But It´s Not Google (“mas não é o google”)

Nenhum comentário: