terça-feira, 4 de novembro de 2008

Superando a crise com as inovações (gerenciais)

É na crise em que são encontradas as inovações. As empresas brasileiras possuem expertise e podem transmitir conhecimento ao resto do mundo, pois possui know-how de crise. Em tempos de inflação que ultrapassava 1000%, quase nenhum mercado interno, tecnologia interna quase zero, essas organizações sobreviveram.

Essa sobrevivência foi a custo de intervenção governamental, práticas gerenciais de tentativa e erro (mas que na maioria se tornaram acerto) e sobre tudo a capacidade de superação, que é uma característica intrínseca do brasileiro. Hoje, com a vivência do que ocorreu outrora, aliada com capacidade gerencial adquirida pelo brasileiro, há ótimos indícios de que o país tenha efeitos mínimos na iminente crise.

No entanto, chega a hora de tratá-la com mais seriedade, com a preocupação necessária, com a formulação de ações estratégicas que visem minimizar seus efeitos e criar as inovações, que serão primordiais para a sua superação. Não poderemos, gerencialmente, ficar sem a nossa capacidade criativa e de superação.

Nenhum comentário: