quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Nuances do planejamento da mudança organizacional

O Desenvolvimento Organizacional (DO) objetiva aplicar o conhecimento da ciência do comportamento à modelagem dos processos de formação de grupos e relações intergrupais a fim de assegurar a eficiência da empresa.

A capacidade de perceber, analisar e entender as mudanças e seus efeitos sobre o indivíduo, o sistema considerado e a empresa, adotar-se ás exigências de novas realidades e, se possível, antecipar-se à chegada das mudanças e dos novos fatos são aspectos de suma importância para o administrador.

Existe uma forma organizacional mais adequada à época considerada e à empresa em si. Este aspecto está relacionado às constantes mudanças que a empresa sofre ao longo tempo. A única maneira de mudar a empresa é mudando a sua cultura, a qual é entendida como: (1) sistemas dentro dos quais pessoas trabalham e vivem; (2) modos de vida, crenças e valores, formas de interação e relacionamento.

A organização necessita passar do estágio de iceberg organizacional, através de uma conscientização social das pessoas que trabalham na empresa, pois somente desta forma os resultados da empresa podem ser otimizados.

A mudança planejada deve representar um conjunto de aspectos: desenvolvimento organizacional, cliente e ambiente da empresa, objetivos e estratégias empresariais, comportamento e atitudes das pessoas e estrutura organizacional e métodos administrativos. As mudanças comportamentais têm diferentes dificuldades envolvidas: conhecimento, atitudes, comportamento individual e comportamento de grupo.

Os sistemas e subsistemas da empresa devem ser considerados a fim de evitar resistências à mudança. O diagnóstico é a melhor ferramenta para se analisar o que deve ser mudado e as possíveis resistências às mudanças. O administrador deve focar a atuação no nortemento das ações para a mudança planejada.

Nenhum comentário: