quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Por que delegar?

A delegação é a transferência de autoridade de um chefe para seu subordinado para execução de uma tarefa. Sendo que o subordinado tem uma responsabilidade na realização da mesma. As responsabilidades não podem ser delegadas (pois chefes não se livram de suas obrigações delegando autoridade) e deve haver clareza, entendimento e aceitação a quem é delegado.

O processo de delegação, no entanto, deve ser apropriado, já que existem alguns obstáculos para esse processo. Estes são do ponto de vista da empresa (dificuldade de controle, filosofia de atuação estabelecida pela administração, barreiras legais), do chefe (medo de perder poder ou o cargo, falta de tempo para treinar, falta de capacidade dos funcionários, desconfiança, falta de habilidade, dificuldade em identificar tarefas, mania de perfeição) e do subordinado (medo de assumir responsabilidades, julgamento pessoal de incapacidade, preguiça, falta de incentivo por falta de informações).

Normalmente, essa insuficiência no processo de delegação está relacionado ao excesso de zelo por parte dos chefes que não deixam seus subordinados exercerem sua autoridade. Existem práticas para tornar a delegação mais efetiva e adequada, que o analista de organização e método deve procurar aplicar na empresa: selecionar o subordinado adequado e proporcionar um nível de autoridade compatível com as atividades pelo subordinado.

Nenhum comentário: