sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Considerações sobre a atuação de unidades de assessoria

O assessor serve para aconselhar e algumas vezes orientar o executivo em todas as suas tarefas, como também, para trazer novos conhecimentos sobre assuntos que dizem respeito a sua área específica.

Essas atividades têm propósitos como: a facilitação do controle e coordenação organizacionais, a aquisição e manutenção de recursos, de agente para adaptação organizacional e desenvolvimento de conselhos e serviços.

Há desvantagens no uso da assessoria, dentre as quais estão: o executivo tende a ignorar seus subordinados de linha em benefício dos subordinados de assessoria; há ocorrência de aversão entre o pessoal de linha e assessoria, prejudicando o desenvolvimento dos trabalhos na empresa.

No intuito de garantir a performance de uma unidade de assessoria, é necessário que o executivo facilite ao assessor o acesso às informações imprescindíveis, por meio de contatos freqüentes e de fácil comunicação e permitir a execução de atividades necessárias há rotina eficiente de uma unidade de assessoria.

Nenhum comentário: