sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Centralização X Descentralização

A centralização é a concentração de poder decisório na alta cúpula da organização. A centralização ocorre para se ter uma visão global da empresa; para aumentar o nível de integração das atividades; para manter as decisões e ações alinhadas com os objetivos da organização e; para aumentar o nível de controle das atividades.

As vantagens obtidas com a centralização são: melhor uso dos recursos – humanos, organizacionais e financeiros – da empresa, maior interação no processo de planejamento, controle e avaliação, decisões estratégia mais rápidas e maior segurança nas informações. No entanto, podem haver algumas desvantagens como distância da realidade e problemas de comunicação.

A descentralização ocorre quando a carga de trabalho da alta administração está volumosa ou demasiadamente complexa pela maior ênfase que a empresa quer dar à relação produto versus mercado, para proporcionar maior participação, motivação e comprometimento dos executivos e funcionário da empresa.

As principais vantagens da descentralização são: possibilidade de gerar maior especialização nas diferentes unidades organizacionais; menor exigência de tempo nas informações e decisões; maior tempo a alta administração para outras atividades; possibilidade de maior desenvolvimento das pessoas nos aspectos administrativo e decisório; tendência a maior número de idéias inovadoras.

Já as desvantagens seriam a maior necessidade de controle e de coordenação, a possibilidade de efeitos negativos na motivação, a existência de sistemas inadequados no sentido de normatização e de padronização.

Alguns princípios devem ser seguidos no processo de descentralização como: confiança nos que está à frente dos pontos regionais, a alta administração delegar aos escalões inferiores autoridade sem vetar as decisões tomadas pelos mesmos.

Além de lembrar que a descentralização pode levar a um aumento de produtividade, pois: as pessoas são solicitadas a aceitar maior responsabilidade; as empresas podem responder mais rapidamente às necessidades dos empregados e dos clientes.

Verifica-se então que apesar dos vários princípios, precauções, usos, vantagens etc. Existe o aspecto de aculturação da empresa para aceitar esses assuntos com maior ou menor intensidade e vontade por parte de todos que fazem a organização.

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