quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Panfletagem de propostas

Um dos meios de divulgação da candidatura de um postulante a um cargo político é os panfletos, os populares santinhos, principalmente para as vagas de vereador. Neles usualmente são postos as fotos do candidato com algum aliado político. Há sua trajetória pessoal, escolar, política, religiosa ... mas não há, em quase todos os santinhos distribuídos na rua, as proposta do candidato.

É raridade que elas venham descritas para a apreciação do eleitor. Se a motivação para o voto em determinado candidato dependerá de suas propostas, por que elas não estão vindo nos panfletos? Será que se esta apostando na imagem, na trajetória, numa construção de idoneidade pela exposição da figura representativa do candidato e não naquilo que seria decisivo na sua escolha, que seriam as suas propostas.

Sendo o tempo em horário de rádio e tv curto para a maioria dos candidatos a vereador, o uso dos planfetos seria uma ótima ferramenta de marketing. Porém, na atual campanha eles apenas poluem as ruas das cidades, pois não trazem um conteúdo útil a escolha do eleitor. Assim, deve ser repensado o uso desta mídia pelos profissionais que encabeça as estratégias de marketing político dos candidatos.

Nenhum comentário: