quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Propaganda eleitoral na TV: por que assistir?

Quando necessitamos ou temos o desejo por algum produto ou serviço e estamos em dúvida qual marca escolher, a propaganda entra em cena para ajudar em nossa escolha. Ela diferencia os produtos e serviços de um mercado e nos persuade. Por isso é uma ferramenta essencial numa disputa por mercado ou poder.

No âmbito eleitoral, em que há uma acirrada disputa, ela tem grande poder de decisão na escolha do eleitor. Um candidato pode ter grande margem de votos se a estratégia de propaganda traçada por seus assessores conseguir a eficácia pretendida, mesmo se suas idéias não sejam concernentes com os anseios populacionais. No entanto, a escolha da mídia é primordial, pois cada vez mais a propaganda eleitoral na Tv tem perdido “força de mercado”.

A sua obrigatoriedade e devido à baixa qualidade das propostas dos disputantes a cargos políticos, tem afastado cada vez mais eleitores a ter contato com essa mídia. Isso tem levado muitos profissionais de marketing político a buscar alternativas, como banners em carros, carros de som, internet (através de blogs, sites dos candidatos e banner nos principais sites) e até telemarketing. No entanto, a propaganda na Tv ainda tem maior capacidade de persuasão.

Um elenco de propostas fundamentas em necessidades sociais, melhor layout da propaganda, trabalho de relações públicas, uma ótima redação e principalmente comprometimento do candidato, podem fazer com que o eleitor passe a assistir a propaganda eleitora na Tv.

Nenhum comentário: