sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Estado da Arte - Melhor e mais caro: um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e da qualidade dos produtos e serviços

PAIXÃO, Roberto Brasileiro; BRUNI, Adriano Leal; SILVA, Sérgio S. M. Melhor e mais caro: um estudo sobre a associação entre a percepção dos preços e da qualidade dos produtos e serviços, Revista de Gestão USP, São Paulo, v. 13, n. 4, p. 39-50, Out/Dez 2006.


A busca pelo melhor entendimento da influencia exercida entre o preço e a qualidade na percepção do cliente, levou os autores a formula o seguinte problema de pesquisa: quais as associações entre preço e qualidade percebida?

O objetivo desta pesquisa é analisar as possíveis relações existentes entre o preço e a qualidade de um produto. Utilizou como orientação hipóteses que tentam entender o relacionamento de preço alto/qualidade alta e preço baixo/ qualidade baixa.

Os autores seguem a linha de argumentação dos autores Gerstner, Dodds, Monroe e Greawall, Aeker, Kotler e Churcill e Peter. Fundamentam que a aplicação dos preços deve focalizar a maximização dos benefícios das associações com a qualidade, visando-se os resultados da empresa. Preços superiores de produtos ou serviços tendem a indicar qualidade superior. Mas, devido a subjetividade do termo qualidade, vieses podem ser conseguidos ao se associar o preço com a qualidade.

Os autores utilizaram uma pesquisa quantitativa, norteada por hipóteses referentes à relação preço-qualidade, para entender o relacionamento entre estas duas variáveis. Foram aplicados dois tipos de questionário distintos, em uma amostra de consumidores da cidade de Salvador, escolhidos entre alunos de graduação, especialização e mestrado. Para a análise dos dados utilizaram os testes estatísticos de qui-quadrado, a análise da variância, o teste t e o teste não paramétrico de Mann-Whiteney.

Os resultados apresentados indicam que um nível maio de qualidade implica a percepção de um nível maior de preço, bem como um nível menor de qualidade implica a percepção de um nível menor de preços. Dessa forma as hipóteses levantadas se confirmam. Essas diferenças são significativas.

Os resultados são condizentes com as visões dos autores utilizados na linha metodológica. Finalizam sustentando que o preço tende a funcionar como indicador de qualidade: preços superiores tende a indicar qualidade superior e preços inferiores tendem a indicar qualidade inferior.

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