quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Petrobras X Petrosal

A descoberta de uma rica bacia de produção de petróleo (que fica no chamado pré-sal) elevará o Brasil à categoria de grande produtor petrolífero. Animou investidores e deixou em polvorosa o governo brasileiro. Isso graças às pesquisas realizadas pela Petrobras.

No entanto, como prêmio, a estatal de economia mista não deverá ser a responsável pela exploração. Existem planos de institucionalização de uma nova estatal, puramente publica, que explorará esta bacia. Essa estatal já foi apelidada de Petrosal.

A Petrosal necessitará de uma mão-de-obra estritamente qualificada, além de um poderoso ativo. A Petrobras já os possuem, mas esta sendo descartada, pois não é uma estatal puramente publica. A intenção do governo em não dá por direito e mérito esta prerrogativa, é que o petróleo é do povo e uma nova estatal puramente publica é do povo.

A Petrobras teve uma elevação de suas ações depois que foi anunciada a descoberta por ela dessa bacia. Então, de forma análoga, haverá queda se ele não for responsável por sua exploração. Sem falar que poderá perder o seu ativo intelectual (de grande valor estratégico) para a Petrosal e além de ter que transferir tecnologia.

“O petróleo é nosso”. Foi com essa prerrogativa que a Petrobras foi constituída. Parece que também com ela, a Gigante Brasileira perderá poderio institucional. São previsões tenebrosas, mas aguardemos o desenrolar dos fatos e o petróleo do pré-sal jorrar.

Nenhum comentário: