sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Produção de energia eólica em Sergipe

Recentemente, um convênio foi assinado entre o Governo do Estado de Sergipe e um Grupo Empresarial Sergipano para que uma usina eólica de geração de energia seja construída no município da Barra dos Coqueiros.

Essa assinatura vai de encontro com as pretensões do Governo Federal de instalar em território sergipano, uma usina nuclear de geração de energia. Prevê-se que este empreendimento traria enormes benefícios ao desenvolvimento do estado e da região, mas com riscos proeminentes. A recente história nuclear do Brasil revela que o pais não possui competência em gerar e monitorar tal fonte energética. Vide o desastre em Goiás e a deficiência gerencial no Rio de Janeiro.

O que é mais irônico no fato, é que os governos do mesmo partido e mesma ideologia divergiram nas suas ações. Enquanto um, acertadamente, investe em uma fonte de energia renovável e não poluente, considerando as potencialidades do local, o outro quer transferir pro Estado de Sergipe uma fonte energética que traria enormes transtornos ambientais aos seus habitantes. Poder-se-ia até garantir um nível estratégico de fornecimento de energia, no entanto, gerações futuras seriam prejudicadas e o potencial referido seria desperdiçado.

Outros convênios estão para serem assinados, o que aumentará o nível de investimento em geração eólica de energia no Estado de Sergipe. Esperamos que o planejamento governamental no tocante a política energética leve em conta as potencialidades locais e não os caprichos políticos.

Nenhum comentário: