segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

A TV Timão

"Eu nunca te abandonarei". Frase estampada nas camisas dos corinthianos após a queda para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro. Meses depois a terceira camisa, a roxa­ que caiu nas graças dos gaiateiros de plantão - foi lançada para representar a paixão do torcedor. Agora a diretoria do Corinthians lança a TV Timão, que promete ter altos índices de audiência.

Tal ação mercadológica é prova da profissionalização do clube. Num passado recente os clubes brasileiros resolveram profissionalizar de fato suas atividades. A Lei Pelé já previa tal fato, pois criara o clube-empresa. Porém, poucos foram os que vestiram esta camisa. E essa adaptação tardia custou muito aos clubes, que agora perceberam que o futebol é um excelente negócio.

Das parcerias de co-gestão ou de injeção de capital visando lucros futuros (como foi o caso do próprio clube), os times agora se esbaldam em práticas do marketing esportivo. Hoje, priorizam a valorização da marca, a entrega de valor agregado ao torcedor, criando expectativas de ótimo consumo aos apaixonados pelo futebol. Pensam em modernizar seus estádios próprios ou aqueles em que mandam os seus jogos, como é o caso do Maracanã, para proporcionar maior conforto aos seus clientes-torcedores.

Cruzeiro e São Paulo são os clubes que deram essa guinada na gestão esportiva. Todos os dois realizam a sua reestrutura e tornaram-se referência. São o alvo do benchmarking do mercado da bola no Brasil. Seus modelos de administração se equiparam ao dos clubes europeus, entretanto moldados ao padrão brasileiro. Suas instalações são excelentes, tanto que muitos jogadores em fase de recuperação física tratam-se nelas. Muitos acabam ficando. Só faltam colocar no ar sua TV própria. Neste quesito, o Corinthians saiu na frente. Uma diversificada programação deverá ser bolada para que não haja desinteresse do torcedor.

Apesar de estar na segunda divisão o Corinthians vislumbra ótimos ganhos neste ano. Sabiamente está valendo-se da sua poderosa marca. O único clube que o consegue supera – lo sito popularidade é o Flamengo. Este também tem planejado ações de exploração de sua marca. Futuramente teremos a disputa de audiência entre a TV Timão e a TV Mengão.

4 comentários:

Anônimo disse...

Que isso kra? Palmeirense falando do gambám? Fala sério...

Anônimo disse...

Não tem problema nenhum. Vi a noticia e resolvir utilizá-la como pano de fundo na discurssão do marketing esportivo dos clubes do Brasil. E domingo vai dá PORCO !!

Anônimo disse...

Aeee Palmeiras 1 a 0 no Timão. Foi por pouco hein?

Anônimo disse...

Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my site, it is about the CresceNet, I hope you enjoy. The address is http://www.provedorcrescenet.com . A hug.