sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Desagregando o Plano de Produção

As decisões estratégicas são os norteadores que formulam os objetivos, que são planejados de forma específica por cada função organizacional. O plano de produção agrega as atividades que irão por em prática a conquista de tais objetivos.

O plano de produção é planejado com vista de um horizonte de tempo em longo prazo. O planejamento agregado pormenoriza este horizonte e planos de curto prazo, que poderão ser nivelados ou irão acompanhar a demanda do mercado. Essas são as duas técnicas utilizadas em tal planejamento.

No nivelamento de produção a capacidade permanece em um nível constante de produção e a demanda é atendida com recursos adicionais, como horas extras, contratações temporárias, utilização de inventários. Os custos devem possuir melhor controle para permitir a competitividade organizacional. São os que possuem maior facilidade de gestão.

Em contra partida, o acompanhamento da demanda apresenta-se com a capacidade variando sensivelmente a ela. Também os recursos utilizados no nivelamento podem ser utilizados. Possuem custo com maior dificuldade de identificação. Sua gestão é de maior dificuldade. Entretanto, por ser melhor adaptável ao mercado, garante melhor proteção a variabilidade de comportamento dele.

Desagregando o plano de produção, o próximo passo é utilizar o plano agregado que melhor se adapta às rotinas organizacionais. Assim, a produção pode garantir seu caráter de função-chave do alcance dos objetivos organizacionais.

Nenhum comentário: