sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Uma visão geral sobre planejamento

Planejamento é um processo permanente, que reflete e se adapta às mudanças em ambos os ambientes de ação direta e indireta. Para realizar nossos sonhos precisamos determinar objetivos específicos e mensuráveis com prazos finais realistas e alcançáveis. Os objetivos são importantes por quatro razões: proporcionam um senso de direção, focalizam nossos esforços, guiam nossos planos e decisões e nos a avaliar nosso progresso.

O planejamento poderia ser visto como a função inicial da administração, mas não recebe a importância necessária, talvez deveríamos pensar no planejamento como o princípio de tudo, como a raiz de uma grande árvore, onde saem os ramos da organização, da liderança e do controle. Os administradores devem possuir planos, pois sem eles não saberiam prosseguir, nem liderar ou organizar suas empresas.

As organizações usam dois tipos principais de planos: os planos estratégicos e os planos operacionais. Numa pirâmide da hierarquia dos planos vêm-se no topo a Declaração de Missão que é um amplo objetivo que abrange toda a organização, em seguida vem os planos estratégicos que são projetados pelos administradores de topo e de nível médio, por último estão os planos operacionais que são feitos por administradores de nível médio e de 1° nível.

Para se fazer mn planejamento baseado no Planejamento de Unidade Estratégica de Negócios (UEN) devemos considerar nove passos: 1) Formulação de objetivos; 2) Identificação das metas e estratégias atuais; 3) Análise ambiental; 4) Análise de recursos; 5) Identificação de oportunidades estratégicas e ameaças; 6) Determinação do grau de mudança estratégica necessária; 7) Tomada de decisão estratégica; 8) Implementação da estratégia; 9) Medida e controle do progresso.

O conceito de estratégica é antigo e pode ser definido por duas perspectivas diferentes: a primeira, pela perspectiva do que a organização pretende fazer, que é o programa amplo para definir e alcançar os objetivos de uma organização e implementar suas missões; a segunda, pela perspectiva do que a organização eventualmente faz, que é o padrão das respostas da organização ao seu ambiente através dos tempos.

Tanto os fatos quanto as pesquisas mostram o valor de se buscar a administração estratégica. O conceito atual de administração estratégica é decorrente das abordagens de formulação de política e de estratégia inicial, desenvolvidas para acompanhar as muitas mudanças ocorridas após a Segunda Guerra Mundial.

Ao se falar em estratégia é necessário discemir entre seus três níveis: a estratégia de nível corporate, que é formulada pela administração de topo da corporation para supervisionar interesses e operações de organizações compostas por mais de lUlla linha de negócios; a estratégia de unidade de negócios, que envolve a admitústração dos interesses e das operações de um negócio específico; a estratégia de nível funcional, ela cria um lugar para a administração de funções (como finanças, pesquisa e desenvolvimento e marketing) de modo que elas possam apoiar a estratégia de nível de unidade de negócios.

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