segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A força da embalagem


Um dos principais fatores que decidem a favor do produto escolhido pelo consumidor, está a embalagem. Ela chega a ser fator diferencial de uma marca. Aliás, se bem planejada, alcança esse estatus.

A Coca-Cola tem a liderança de mercado pelo o seu sabor, pela força de sua marca construída com diversas estratégias de mercado e principalmente por sua embalagem. Reinventa semestralmente suas embalagens, mas de forma sutil.

Pensando nessa reinvenção, a empresa cogitou modificar sua tradicionalíssima lata vermelha por uma branca, em alusão a defesa dos ursos polares da qual levanta a bandeira. Um teste de produto deixou a gigante de refrigerantes em alerta e fez mudar o projeto.

Os consumidores pesquisados detestaram essa mudança. Dentre as maiores críticas estão a que diziam que a lata podia ser facilmente confundida com versão diet da bebida, a Diet Coke e que a mudança de cor da embalagem seria uma suposta mudança de gosto do produto.

Diante desse quadro, voltamos à versão tradicional, que é a que os consumidores gostam. A Pepsi agradeceria se a Coca-Cola permanecesse com a nova embalagem. Mas a gigante dos refrigerantes não é gigante à toa.

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