terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Terceirização de frota de veículos pela administração pública



O advento da desmobilização de recursos em ativos de bem móveis fez com que a pratica de terceirização de veículos esta se tornando corriqueira na administração pública. Com a terceirização o fluxo de caixa passa a ter uma estabilidade, já que os pagamentos pelos serviços são constantes.

Há uma redução significativa na burocracia interna, em razão da redução com as cotações para a compra de itens da frota que era própria. Existe uma redução na burocracia contábil e financeira, pois o pagamento que antes era de vários itens para a frota, passa a estar embutido no valor mensal, a ociosidade da frota reduz drasticamente e com isso há aumento da produtividade.

A compra e distribuição da frota, o licenciamento do carro, a administração de documentos e multa, as administrações de manutenção, pneus, sinistros de substituição de veículos que não podem ser utilizados ficam a cargo da empresa terceirizada.

A administração pública desmobiliza recursos para investimento, não permite a ociosidade da frota por motivo de avaria ou por veículo inservível, reduz impostos, burocracia interna de compra, contábil, financeira e operacional. Melhora o clima organizacional, pois serviços estratégicos que antes ficavam impossibilitados de serem executados por motivo de falta de veículos disponíveis e com a terceirização de frota há uma melhor garantia de que eles serão executados por disponibilidade de veículos.

No entanto, deve-se atentar que em veículos locados todos os custos mencionados anteriormente fazem parte da composição de preços do aluguel, menos o custo de oportunidade, que a depender do que for especificado em contrato ele poderá não ser incorrido.

Assim, pelas vantagens já apresentadas é evidente ser mais vantajoso para a administração pública locar de forma terceirizada os veículos que farão parte de sua frota. Com os devidos cuidados necessários sendo bem gerenciados, as vantagens proporcionadas serão muito bem aproveitadas.

Nenhum comentário: