segunda-feira, 31 de maio de 2010

Puxada de tapete: clima organizacional desfavorável

Em uma empresa, o ambiente de trabalho terá uma harmonia que influenciará os processos produtivos de trabalho se o clima organizacional estiver em fase de estabilidade de relacionamentos interpessoais.

Esta estabilidade ocorre quando os membros da organização estão com os seus relacionamentos interpessoais em ritmo de respeitabilidade, confiança e profissionalismo. No entanto, um dos fatores de instabilidade e que gera conflitos entre os membros envolvidos e que também não estão envolvidos é a popularmente chamada puxada de tapete.

Esta ocorre quando uma promoção não é efetivada por motivo de calunias, implantação de informações falsas em relatórios, adulteração de documentos visando prejudicar um colega de trabalho por motivos de inveja e até mesmo quando um dirigente de empresa dá uma oportunidade para parentes ou amigos e utiliza-se de assédio moral para desestabilizar emocionalmente quem hoje ocupa a vaga de seu protegido.

Muitos são os estudos realizados por consultorias ou teóricos de Administração de Recursos Humanos ou até mesmo de Psicologia Organizacional, que analisam e apresentam formas de combate deste desestabilizador de clima organizacional. Esse não é um assunto recente, mas que na empresa contemporânea já devia não mais existir.

Nenhum comentário: