domingo, 10 de maio de 2009

Os slow foods

Os restaurantes fast foods revolucionaram o setor culinário ao oferecer pratos rápidos, práticos e com grande apelo mercadológico. No entanto, os restaurantes tradicionais necessitavam de um contra-ataque rápido antes que seus negócios sofressem transformações irreversíveis.

O contra-ataque teve inicio na Itália em 1986 com o slow food. Este tem como principio organizacional a maneira tradicional e prazerosa de se fazer refeições, degustando alimentos preparados de forma especial. Essa foi a estratégia concebida em oposição ao grande crescimento dos fast food.

O movimento slow food de forma organizadamente chegou a congregar 80.000 membros espalhados em 120 paises. Para tanto, as ações estratégicas de marketing utilizadas foram as degustações de pratos, oferecimento de cursos de gastronomia, a promoção de jantares temáticos e festivos, popularizando o nome slow food.

Assim, a ideia central era mostrar que o ato da alimentação não pe uma necessidade e sim uma arte, um prazer e uma das mais antigas formas de convívio social e, principalmente, familiar. Dessa forma, os restaurantes de fast food conheceram os seus principais concorrentes.

Um comentário:

Afonso disse...

texto bacana. Gostei.