quinta-feira, 21 de maio de 2009

Nasce a Brasil Foods

Pouco tempo atrás uma tentativa de negocio frustrada movimentou o mercado financeiro. A Sadia havia tentado compra a Perdigão. Hoje, vemos que ocorreu o inverso. A Perdigão iniciou uma fusão com a Sadia.

O que havia motivado a Sadia a comprar a Perdigão foi o fato que esta ultima, mesmo com um volume financeiro menor que aquela, apresentava resultado final médio de 18%, contra os 15% médio da primeira. Por conseguinte, com a crise hipotecaria, com o aumento da especulação e uma operação arriscada de valorização do Real, que resultou em desastre, fez com que a Sadia perde-se força no mercado. Como saída para manter-se forte teve que ceder a fusão. Daí a cria a cobertura da Brasil Foods tem duas vertentes: o mercado internacional e o local.

Com a fusão entre as duas o mercado brasileiro de frios tem um aumento considerado na concentração, beirando perto do monopólio. A Batavo já pertence a Perdigão e as duas maiores concorrentes agora estão juntas. Por isso a grande questão é: Qual os benefícios para o mercado local da criação da Brasil Foods?

Nenhum comentário: