quinta-feira, 26 de março de 2009

ESTADO DA ARTE: Análise teórica e empírica da imagem da loja e da marca própria varejista – implicações estratégicas

SPINELLI, Paula Bulamah; GIRALDI, Janaina de Moura Engracia. Análise teórica e empírica da imagem da loja e da marca própria varejista: implicações estratégicas. Caderno de Pesquisas em Administração – USP, São Paulo, v. 11, nº 4, p 59-73, outubro/dezembro 2004.


A pesquisa realizada pelas autoras analisou a importância do gerenciamento da imagem da loja e das marcas próprias para a obtenção de competitividade varejista.

A revisão da literatura foi secionada entra os dois assuntos inerentes ao trabalho: a imagem da loja definia e a utilização de marcas próprias como modo de aumento da competitividade. Esses dois tópicos foram relacionados a temas como a satisfação do cliente ao perceber a atmosfera da loja e a facilidade de posicionamento da empresa objeto de estudo através do uso da marca própria.

A abordagem de pesquisa é a exploratória, o método empregado foi a análise de dados secundários e a pesquisa qualitativa. As técnicas foram a pesquisa de campo e a bibliográfica. Por fim empregou-se o método do estudo de caso, a fim de verificar como o conceito de imagem da loja e da marca própria é abordado por uma grande rede varejista nacional.

A unidade de análise é uma rede de supermercados, pertencente a um grupo empresarial fundado em 1948. Esse grupo foi pioneiro no setor varejista de alimentos no Brasil atualmente é a maior empresa nesse segmento no país. Opera com quatro unidades de negócios diferentes e com estratégias de venda e foco de atuação específicos e direcionados para consumidores de diferentes perfis.

Como resultados o estudo de caso demonstrou que as ferramentas de pesquisa ainda são pouco utilizadas, ou são utilizadas de forma incorreta pela empresa estudada. O estudo sugere que, embora o monitoramento da imagem da loja seja um importante ferramenta de auxilio na tomada de decisões, a sua utilização depende de uma elaboração tanto do conceito de imagem de loja quanto da própria estrutura organizacional da empresa.

As autoras concluíram que uma vez que os especialistas em varejo buscam mais bases cientificas e confiáveis para que auxiliem na tomada de decisões quanto ao posicionamento da loja, é essencial que possuam uma compreensão clara dos conceitos e componentes da sua imagem, assim como o conhecimento de técnicas de mensuração e comparação dessa variável.

Esse artigo contribui como fonte de informação para pesquisas relacionadas ao composto produto, pois refere-se a utilização de marca própria, assim como ao composta promoção, pois lançou duvidas sobre a imagem da loja definida.

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