segunda-feira, 2 de março de 2009

É só um pingo

Certa vez, numa reunião entre executivos da Colgate eram discutidas estratégias pra o aumento do consumo do creme dental. Na sala havia uma servente que ouvia toda a conversa. E deu sua contribuição.

Os executivos planejavam formas de aumento do consumo sem aumentar os gasto de marketing. Então a servente disse: “é simples: só basta aumentar o tamanho do buraco do tubo do creme dental”. Daí teve-se a primeira grande modificação da embalagem do produto, que permite um consumo maior.

Com o transcorrer do tempo, a Colgate e outras marcas concorrentes começam a posicionar na mente do consumidor que somente haverá eficácia no uso do creme dental se na escova de dente houver bastante creme. Isso é o que discordam os dentistas. Segundo eles uma pequena quantidade já garante eficácia na escovação.

Por conseguinte, entra recentemente no mercado brasileiro a marca Even com a seguinte proposta: basta somente um pingo do creme dental Even para garantir uma ótima escovação. Essa premissa é totalmente contrária o que prega o mercado. Porém, foi uma excelente estratégia de penetração num mercado bastante fechado como o de creme dental.

A Even massificou a recomendação de dentistas quanto ao uso correto do produto e fez com que as suas concorrentes repensassem a forma de posicionamento de suas concorrentes, pois com essa mensagem suas vendas aumentaram.

Nenhum comentário: