quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

O greenwashing

A prática de posicionamento de produtos induzindo a sua compra por “serem” ecológicos e/ou sustentáveis, sem que o seja de fato, chama-se greenwashing.

Essa estratégia detona mercadologicamente empresas que não possuem o selo de ecologicamente correta, mas que vem concentrando esforços para consegui-lo. Já as empresas com greenwashing aproveitam os recursos de marketing disponíveis para mascarar sua deficiência quando lida com os preceitos de sustentabilidade e uso ecológico dos recursos.

No entanto, a descoberta pelo mercado de empresas que usaram o greenwashing como vantagem competitiva, as excluem seletivamente da concorrência de clientes adeptos dos preceitos mencionados ou que se respaldam na ética empresarial quando escolhem o produto de determinado ofertante.

Assim, antes de comprarmos um produto, cuja marca se intitula ecologicamente correto e que visa a sustentabilidade devemos ter cuidado. Há fonte de informação, como sites, sobre empresas que praticam o greenwashing.

Nenhum comentário: