quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O G Barbosa da Wal-Mart

A rede “sergipana” de supermercados G Barbosa vem expandindo os seus negócios na região Nordeste. Deve inaugurar nos próximos meses em Fortaleza e Recife novas lojas. A meta de investimentos traçada é de R$ 340 milhões na abertura de mais 20 lojas na Região Nordeste nos próximos dois anos, sendo que a metade dos supermercados deverá ser inaugurada ainda este ano.

Dessa forma, a rede exerce forte ameaça no grupo Bom Preço, que é líder do segmento no Nordeste, que pode seu posto. Por conseguinte, o Wal-Mart, que é a maior empresa de supermercados do mundo e é dona do Bom Preço, fez uma oferta de aquisição de 100% da propriedade da cadia líder no Chile, a Cencosud, que detém 30% do mercado do país, com vendas anuais de mais de US$ 3,8 bilhões de dólares e cerca de 35 mil empregados. A família Ibañez, que controla a rede, manteria 40% do capital, enquanto 1,8% estariam disseminados entre acionistas. No bloco a ser vendido estaria a rede de supermercados G Barbosa.

A Wal-Mart assumindo o controle do G Barbosa passaria a ter o monopólio supermercadista de Sergipe e com a expansão da rede pelo Nordeste, a concentração de mercado da região também seria dela, pois o Bom Preço é o líder. Tal fato é prejudicial ao consumidor, pois devido a essa forte barreira de entrada, o mercado local teria poucos entrantes e a temível disputa “branca” de preços aconteceria. Aguardemos ansiosos os próximos fatos.

3 comentários:

Anônimo disse...

Se isso acontecer o Pão de Açucar e o Carrefour terão graves problemas mercadologicos aqui em Sergipe e no resto do Nordeste.

Anônimo disse...

Seria um desatre. Com o Hiper Bompreço no jardins a concorrência entre as duas redes ficou acirrada. Com esta noticio ela vai se esfriar. Mas o WalMart concretizar o seu objetivo que é minar seu principal concorrente no NE que é o GBarbosa

Anônimo disse...

Isso acontecu uma vez quando uma Holding Holandesa era dona das duas redes. Mas agora, quando a concorrência esta acirrada, realmente será um desastre.